Blues, Música, Rock/Metal

rock# As musas dos ídolos

Por Neivaldo Araújo. [exceto Janis Joplin, por Ricardo Cunha]

Houve um tempo em que todo grande roqueiro tinha uma musa, com ela badalava no Jet Set e para ela escrevia lindas canções.

jeggerDizer qual foi a beldade mais bonita que Mike Jagger namorou não é fácil, todas são lindas. De Bianca Jagger a Luciana Gimenez, mas acho que a beleza da inglesa Marianne Faithful era perfeita. Com o fim do namoro com Jagger, ela tentou uma carreira de cantora, até conseguiu algum sucesso, mas entrou no mundo das drogas, tornando-se viciada, e apesar de linda, caiu no esquecimento.

jerryNos anos 50, Jerry Lee Lewis, era um astro em ascensão, no começo do rock suas apresentações explosivas, sempre atraiam um grande público. Lewis se apaixonou por sua prima Myra Gale Brown de apenas 13 anos e fazia questão de aparecer com ela em todos os eventos; a sociedade estava mudando, mas nem tanto, isso foi suficiente para os fã deixaram de ir a seus shows, comprar seus discos, assim o astro caiu no ostracismo.

macTodos sabem que Paul McCartney era apaixonado por sua esposa Linda, que faleceu de câncer em 1998, Antes de Linda Paul teve outro grande amor, Jane Asher, assim como os Beatles, no começo dos anos 60, estava começando sua carreira como atriz. Paul chegou a morar na casa dela, era um casal muito querido nas terras da rainha, mas aí apareceu uma americana no meio do caminho, que não acabou apenas o noivado, mas também com a carreira de Jane, que hoje está casada e é uma boa dona de casa inglesa.

lenonOutro casal muito conhecido no mundo da musica é John Lennon e Yoko Ono e por mais que a impressa da época e seus fãs dissessem que ela era feia mais ele gostava, e se tornava dependente dela, apesar da bela história de amor, o casal entrou em crise no começo dos anos 70 e veio a separação. Lennon para compensar suas mágoas procurou outra asiática May Pang, o namoro foi rápido e Lennon indelicadamente definiu como um fim de semana perdido e voltou para Yoko.

ha_rry-2Ainda falando dos Beatles, um dos casos mais curiosos foi esse trio amoroso: George Harrison conheceu, se apaixonou e logo casou com a modelo Pattie Boyd, apesar da fama, o casal não resistiu, Pattie, logo após a separação, casou com outro astro, Eric Clapton e amigo do beatle, Harrison, por sua vez, não ficou ressentido e até desejou felicidade ao casal. Há quem diga que Something de George Harrison e Wonderful Tonight de Eric Clapton são dedicadas a ela.

brianMas nem tudo no amor são flores, muitas musas foram associadas ao declínio e até à morte dos astros. Para muita gente, a misteriosa morte por afogamento de Brian Jones, guitarrista e fundador dos Rolling Stones, foi, na verdade, um assassinato de sua namorada Anna Wohlin, que jura que foi apenas uma conspiração.

hendrixOutro grande astro que morreu praticamente nos braços da namorada foi Jimi Hendrix. Monika Dannemann foi a primeira pessoa que o encontrou em seu quarto após uma overdose que o levaria a morte, para muitos fãs ela demorou a pedir socorro. “Sabe-se que o músico passou boa parte do dia 17 com Monika Dannemann, uma patinadora alemã que, depois da morte de Hendrix, namorou o guitarrista do Scorpions, Uli John Roth. Foi Monika quem encontrou Hendrix desacordado em seu apartamento e chamou uma ambulância às 11h18. A conclusão do exame post-mortem foi de que ele morreu asfixiado no próprio vômito intoxicado por barbitúricos. Por falta de evidências, o exame não pôde determinar se o caso foi um suicídio ou não. Monika sempre afirmou que isso só aconteceu porque Hendrix havia tomado nove comprimidos do seu Vesparax, remédio sonífero que ela tinha com prescrição médica. Essa quantidade seria 18 vezes a dosagem recomendada.” [As Duas Mortes de Jimi Hendrix]

doorsUm dos galãs do rock, o vocalista Jim Morrison da banda The Doors, foi encontrado morto por sua companheira Pamela Susan Courson na banheira de um apartamento em que os dois viviam, vítima de overdose, apesar de não serem casados oficialmente, ela ficou com grande parte da fortuna deixada por Morrison, porém também foi devastada pelas drogas, demonstrando sinais de insanidade mental e acabou morrendo também de overdose.

Syd Vic_ius-2Agora, um dos casos mais tumultuados da história do rock, que virou até tema de filme, o Romeu e Julieta do Punk Rock (se assim podemos dizer). A louca história de Nancy Spungen e Syd Vicious, baixista da banda Sex Pistols, assim como foi o Movimento Punk, o namoro foi muito tumultuado com violência e drogas. Nancy morreu assassinada, Sid foi acusado, porém morreu de overdose antes do julgamento, sua culpa nunca foi comprovada.

Para terminar, Janis Joplin, que era, ela própria, a estrela dos estilos vigentes em sua época. E, portando, a musa de muitos. Como o rock ainda engatinhava como estilo, é possível falar de Janis como o símbolo maior de uma época que perpassa gerações. “A musa do Blues, R&B e Rock, faleceu à 46 anos, ela faz parte do seleto grupo dos 27, formado por músicos que morreram aos 27 anos. Até hoje é considerada como a maior voz que já passou pela Terra, fica aqui nossa homenagem a essa incrível musicista! R.I.P Janis Joplin” [Geek Up]

 

Anúncios

Ajude-nos a melhorar. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s