Blues, Música

domingoblues# Doc Watson

Na infância, uma infecção de olho, o cegou. Mesmo assim, mostrou talento precoce para a música. Desenvolvendo seu estilo com base nas canções do folclore da região em que crescera. Seu violão suave e sua voz de barítono lhe renderam atenção durante um período de popularização da música folclórica no início da década de 1960. Watson foi um pioneiro popular de sua geração.

Mergulhou na música, aprendendo canções que tinha ouvido no rádio por pioneiros locais como Jimmie Rodgers. Adolescente, levou sua música para as ruas literalmente, tocando com seu irmão Linney Watson, nas esquinas da cidade de Boone (Carolina do Norte), onde em 2011, uma estátua de tamanho real foi erguida em sua homenagem. Recebeu seu apelido “Doc” quando, durante uma apresentação numa rádio local, um ouvinte assim sugeriu, baseado no jeito de tocar.

Uma das contribuições mais notáveis ​​de Watson para a música americana foi justamente o seu estilo rápido de tocar, que influenciou gerações de guitarristas de folk e  de rock. Bob Dylan comparou seu estilo picking com um “fluxo de água corrente”, enquanto que o próprio Watson o teria modestamente batizado de “country pickin”.

Watson teve uma carreira duradoura e seu estilo contry-blues regional influenciou artistas que vão da da música popular americana ao blues, estendendo-se ainda para o rock. Faleceu aos 89 anos de idade, em 2012, deixando uma boa herança artística para músicos de muitas gerações.

Referências:

Anúncios

Ajude-nos a melhorar. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s