Blues, Música

domingoblues# Black Sabbath – Wheels Of Confusion

Nos Estados Unidos, havia a cultura negra, ainda fortemente marcada pela separação que a abolição da escravatura no século XIX não havia conseguido apagar. Trabalhando nos vastos campos de algodão do sul ou nas cidades industriais do meio-oeste, os negros desenvolviam uma linguagem musical rude, de origens ancestrais. Esta música, conhecida como Blues (palavra que designa tristeza) se disseminou por todo o território dos Estados Unidos e se diversificou em dezenas de subgêneros.
[…] A Grã-Betanha [por sua vez] vivia um contexto diferenciado dos EUA, pois ainda se recuperava (economicamente e socialmente) da 2ª Guerra Mundial. Naquele país o Rock dos anos cinquenta foi absorvido essencialmente por uma classe operária que não tinha acesso fácil aos discos importados, não podia adquirir instrumentos elétricos, nem sequer ouvir sua música preferida no rádio, já que a estatal BBC censurava a maior parte do conteúdo de Rock, por considerá-lo ofensivo.”
Foi mais ou menos nesse contexto, que a música do Black Sabbath surgiu, de origem humilde e com raízes profundas no Blues. “Volume 4” é o disco que me introduziu na história desta banda. Sendo também responsável pelo meu crescente gosto pelo Blues.

Referência:

Em tudo o que faço, eu procuro ser muito Rock And Roll. / Irapuan Peixoto Lima Filho. – Fortaleza: Imprensa Universitária, 2013.

 

Anúncios

2 comentários em “domingoblues# Black Sabbath – Wheels Of Confusion”

Ajude-nos a melhorar. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s