Música

Domingo é dia de Blues: Anderson Camelo

02112016-dsc_0105Na cena de Fortaleza desde 1999. Anderson Camelo traz em sua bagagem musical uma notória essência nordestina, de quem respirou o baião o maracatu e os mestres da música popular brasileira.

E é nessa música negra que ele mostra sua verdadeira essência, destilando suas influências do Delta blues de Robert Jonhson, do blues elétrico de Elmore James, Erick Clapton, juntamente com groove marcante da Black music de Sly and The familly Stone e Parliament Funkadelic.

Desde então passou desenvolver vários projetos, sempre flertando com as varias possibilidades rítmicas da música mundial. Passando por bandas como Corpo Fechado e Vitrola São Jorge, misturando Rock com maracatu, candomblé com delta blues, samba e swing.

Camelo também é conhecido na cena por ser um Guitarrista “Slide” (Estilo de guitarra que faz uso de um pedaço de gargalo de garrafa ou cano de aço, para simular sons e tonalidades da voz humana, deslizando tal objeto sobre as cordas da guitarra). E busca difundir mais esse estilo tão tradicional de guitarra, mostrando suas varias possibilidades e aplicações.

Em 2011 se lança em carreira solo e desde então desenvolve seu mais recente projeto, a banda Anderson Camelo Trio, que teve como formação inicial; Anderson Camelo (Guitarra e voz,) Ian do Amaral (Baixo) e Gabriel Bessa (Bateria). Com essa formação a banda participou da segunda edição do Festival Bora pro Blues. Sendo super bem recebida e aclamada. Em seguida a banda faz parte do circuito Casa do Blues, que proporcionava shows gratuitos ao logo de todas as regionais de Fortaleza. Consolidando mais e mais seu nome na cena já tão forte do Blues da cidade.

O inicio de 2013 é bem produtivo e fica marcado pelo lançamento do EP da Banda, intitulado Anderson Camelo, que traz três canções inéditas compostas por Camelo: Entre o Tempo e o Espaço, Dia de Reis e Ela só quer Dançar. O Ep contou com a participação especial do guitarrista Paulista radicado no Ceará Felipe Cazaux na faixa Ela só quer Dançar.

Logo depois a banda participou do 1° “Quixadá pro Jazz & Blues”, abrindo as portas do interior do estado para os novos sons e possibilidades. Participou do II Festival Cuca Independente, com um grande show no Cuca Chê Guevara. Também marcou presença no 3° Festival Blues Nordeste, que teve como tema duelo de bandas, com duas bandas ao mesmo tempo no palco, destilando seus sons uma após a outra. E que teve em seu line up todos os grandes nomes da cena blues do Nordeste.

Fez a abertura do show de lançamento do clip “Damn! You know i’m a man” e do disco “#2” do Famoso guitarrista cearense Arthur Menezes.

E teve a conquista da inclusão da canção “Ela só quer dançar” na 6° coletânea do site Southern Rock Brasil. Coletânea que conta com 17 músicas de 17 bandas de todo o Brasil e está disponível para download no link acima.

Em 2014 Camelo começa a todo vapor, entrando mais uma vez numa das coletâneas da Southern Rock Brasil (a Coletânea 8), e, sendo também apontado pelos mesmos como uma das grandes promessas da nova música Brasileira.

Foi uma das bandas selecionadas na Mostra Petrucio Maia de 2014. Participou da Edição de Maio do Superdrive no Órbita Bar e do Festival rock Cordel. Além de ter participado de três datas em mais uma edição do circuito Casa Do Blues, que aconteceu no Estoril da Praia de Iracema.

E fechando o Ano com um grande show no palco principal na Praça Verde do Dragão do Mar, pela 13° Feira da Música de Fortaleza.

2015 começa da melhor forma possível. A banda marca presença no novo DVD da Casa do Blues, Casa do Blues ESTORIL. Que registrou 13 bandas cearenses autorais que participaram do circuito Casa do Blues Estoril em 2014, além de participar da edição 2015 do festival BLUES NORDESTE, dentro da programação do Rock Cordel do BNB.

Também se apresentou como banda de apoio do músico Gabriel Yang no Anfiteatro do Dragão do Mar, pela final do edital Porto Iracema das Artes e Também na VII Mostra Petrúcio Maia. Além de ser uma das bandas selecionadas para participar do IV Festival Cuca Independente.

No ano de 2016 é o lançamento do mais novo trabalho de Camelo, intitulado Slide Groove. Produzido por Gabriel yang. O disco é o apanhado de uma visão plural de mundo, mostrando a síntese de 17 anos de carreira e 35 de vida. “Frustrações políticas, locais marcantes, descobertas que mudaram os rumos da minha caminhada estão todos sintetizados em 6 canções inéditas, que já se encontraram disponíveis no Soundcloud.”

Para Camelo a formula é simples. Soul, Funk, Blues, Delta Blues, Rock, Rhythm and Blues, Jazz de New Orleans… Executadas no estilo Guitarra Slide.

Afora e acima de tudo isso Anderson Camelo é, sobretudo, um músico do Ceará, que busca sempre a interação com a cultura popular e com a cidade, sem perder a universalidade de sua música.

Por fim, Camelo já tem material para mais dois discos, que pretende lançá-los neste ano de 2017.

Anúncios

Ajude-nos a melhorar. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s