Música, Reflexão

Dorsal Atlantica – Minha Geração!

A banca carioca Dorsal Atlântica ganhou notoriedade ao dar as caras numa época (1981) em que tocar Heavy Metal era muito mais que rebeldia, era uma demonstração de força! Isto, inclusive, os colocou como protagonistas de uma história de paixão que dura uma vida, e, continua ecoando pelos dias de hoje. Genericamente, se poderia dizer que o estilo da banda é Thrash Metal. Entretanto, quem a acompanha ao longo do tempo sabe que os músicos assimilaram diversos referenciais, e, enquadrá-los num num rótulo seria reducionismo. Com alguns toques punk e letras geralmente baseadas em temas políticos, eles canalizam sua energia contra o abuso de poder e contra todas as formas de intolerância em favor de uma transformação da sociedade. O material mais antigo, como Dividir e Conquistar (1988) mostra o lado mais ríspido da banda, enquanto o mais recente, situado mais ou menos no Musical Guide From Stellium (1992), mostra o lado mais técnico.

Em 2001,  após 20 anos de carreira e, para a tristeza de muitos, a banda encerra suas atividades. Em 2012, doze anos “depois do fim”, e, após uma bem sucedida campanha de financiamento coletivo (crowdfunding) a banda retorna com o excelente disco 2012. Com a demonstração de apoio dos fãs, em relação a este disco, a banda lança, pelo selo Heavy, um novo álbum: Imperium, em 2014.

Contando novamente com o engajamento dos fãs, em 2015, a banda se lança em mais um crowdfunding com vistas a arrecadar fundos para a confecção da história da banda contada em HQ, sendo este mais um projeto de sucesso!

No ano em que completou 32 anos (2016), a banda é premiada com o documentário Guerrilha – A trajetória da Dorsal Atlântica, um filme que documenta o retorno da formação clássica e os percalços da trajetória.

Em 2017, assim como no começo, a banda dá as caras novamente! Um novo projeto e uma nova proposta estética e musical: a gravação de um álbum cuja idéia central é uma opera Thrash Metal baseada num momento marcante da história do Brasil, a Guerra de Canudos!

Referências:

the BNR Metal Pages

Só História

Dorsal Atlântica official

Vimeo

Anúncios

2 thoughts on “Dorsal Atlantica – Minha Geração!”

Ajude-nos a melhorar. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s