Comportamento, Música

Flotsam and Jetsam: Doomsday for the Deceiver

flotsamandjetsam-doomsdayforthedeceiverRespondendo à provocação do amigo Sidney Alencar no Meus 300 Discos, diria que esse parece ser um caso de falta de familiaridade com o estilo. Isto, provavelmente influenciou na base sobre a qual construiu-se a crítica.

Para ampliar a perspectiva, proponho resgatar elementos da época:

1986 foi o ano em que o heavy metal se tornou o gênero musical mais popular no mundo. Sendo a segunda metade da década de 80, a época em que a juventude americana experimentava um tipo de liberdade jamais imaginada. Com tanto poder nas mãos os jovens reivindicavam independência e encontravam no Rock/HeavyMetal uma forma plena de expressão.
O estilo conhecido como Thrash Metal é um herdeiro direto do Punk cuja ideologia deu à música contornos de engajamento político que, por sua vez, despertou a consciência de muitos jovens para a luta de classes.
A banda Flotsan & Jetsan, representante desse estilo, surgiu como fruto dessa rebeldia punk e, em suas letras, questiona o established através de um discurso “politicamente incorreto”.
Musicalmente, o som do grupo é pesado, rápido e nervoso. Contém, claro, todos os clichês que tornaram o estilo tão apaixonante e, ao mesmo tempo, tão contraditório.

A banda ganhou mais notoriedade por ter um membro promovido a integrante do Metallica, do que, por sua própria obra. O que, a meu ver, é injusto!
Trilhou um árduo caminho em busca de reconhecimento ganhando admiração de milhares de fãs, mas nunca saindo, de fato, dos bastidores.

O disco Doomsday for the Deceiver, em sí, sofre de algumas limitações. Não sendo contudo, o caso de relegá-lo ao esquecimento. Tem valor intrínseco para um grande agrupamento de fãs espalhados pelo mundo.

Para finalizar afirmo que “Doomsday…” pode valer a pena ser ouvido. Contudo, se para o amigo, esta audição não foi tão prazerosa, que pelo menos, possa servir de parâmetro para as próximas. Já aí, Ressignificando o uso da expressão: “VALE SEU TEMPO?”!

Anúncios

7 thoughts on “Flotsam and Jetsam: Doomsday for the Deceiver”

Ajude-nos a melhorar. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s