Comportamento, Música

A Historia das Canções: Pra Não Dizer que Não Falei das Flores

:”Pra não dizer que não falei das flores” ou “Caminhando” foi uma canção que desafiou a Ditadura Militar:

Propositalmente despojada no aspecto melódico-harmônico (apóia-se somente em dois acordes), “Caminhando” tem o seu forte no teor revolucionário da letra – “Vem, vamos embora, que esperar não é saber, quem sabe, faz a hora, não espera acontecer (…), nas escolas, nas ruas, campos e construções, somos todos soldados, armados ou não.

vandreh

Era um enorme passo a frente do ponto alcançado por “Disparada”, dois anos antes, essa postura audaciosa de desafio à ditadura, em pleno 1968, quando se processava a radicalização do Regime, empolgou a plateia presente no Maracanazinho que, inconformada por não haverem os jurados dado a vitória a canção “Caminhando”, repudiou a vencedora “Sabia” de Chico Buarque e Tom Jobim, que recebeu a solidariedade de Geraldo Vandré ainda no palco, com a plateia gritando: “É Marmelada!”, “é marmelada!”. Vandré respondeu: “Gente, Gente, por favor… Para vocês, que acham que me apoiam vaiando… Vocês não me ajudam desrespeitando Tom e Jobim e Chico Buarque! Tem mais uma coisa, só: a vida não se resume em festivais!”

O sucesso fulminante da canção de Vandré seria, porem, logo interrompida pela censura, enquanto o autor exilava-se no Chile, muitos anos depois, extinta a proscrição “Caminhando” pode novamente ser apreciada como exemplo de canto politico-revolucionário.

caminhando-e-cantandoUma curiosidade: Classificada pelo maestro Lindolfo Gaya, como uma guarânia e pelo próprio Vandré como “um rasqueado de beira de praia”, “Caminhando” mereceu do general Luís de França Oliveira, secretario de Segurança da Guanabara o seguinte comentário, em entrevista que justificava sua proibição: “Pra Não Dizer que falei das Flores” tem letra subversiva e sua cadencia é do tipo de Mao-Tsé-Tung.

Com o passar dos anos a canção tornou-se um hino de resistência do movimento civil e estudantil que fazia oposição à ditadura militar brasileira, e ser censurada, a letra possui versos de rima fácil (quase todos terminados em ão), que facilitam memorizá-la. Logo era cantada nas ruas, e incitava o povo à resistência.

simoneA primeira cantora a interpretar “Caminhando” após o período em que a canção esteve censurada foi Simone em 1979, gravada no Canecão e lançado em disco em 1980, sob o título Simone ao Vivo (primeiro gravado ao vivo), sucesso de público e crítica, uma audição da canção antológica na voz da cantora e a primeira interpretação engajada da carreira, que ficou tão conhecida como a interpretação do próprio autor, o sucesso lhe rendeu o primeiro disco de ouro e um especial da Rede Globo, gravado ao vivo no Teatro Globo exibido em dois de março de 1980. O programa, chamado Simone Bittencourt de Oliveira, foi o primeiro da série Grandes Nomes.

“Caminhando” seria interpretada ainda em 1982, no Estádio do Morumbi, no espetáculo Canta Brasil. Segundo o Jornal da Tarde (1982), Simone foi a responsável pelo momento de maior participação popular e entrou no palco com a certeza de que isto aconteceria, mas não conseguiu conter a emoção, aliás, como dezenas de pessoas, diante de um coro de cem mil vozes.

Em matéria publicada na Revista Veja (março de 1982), Simone Bittencourt de Oliveira nasceu duas vezes. A primeira, em 1949, num bairro de classe média de Salvador, na Bahia. A segunda, na noite de sete de fevereiro passado, no estádio do Morumbi, em São Paulo, quando ergueu um coro de 90.000 vozes na apoteose do espetáculo Canta Brasil, com a canção “Caminhando” nos lábios e lágrimas nos olhos. Quando terminou de cantar, era mais uma estrela no céu.

:: Texto extraído do livro “A Canção no Tempo” de Jairo Severino e Zuza Homem de Mello, com adaptações de Neivaldo Araújo.

Tendo a música como seu maior referencial artístico e cultural, pesquisa e escreve sobre temas como o romantismo e o existencialismo dos anos 70 e 80, os quais, foram imprescindíveis para o surgimento e a qualificação dos movimentos musicais brasileiros e internacionais.

Anúncios

Ajude-nos a melhorar. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s