Música

Thin Lizzy: como Phil Lynott entrou pra história do rock!

Phil Lynott nasceu em Birmingham, em 20 de Agosto de 1949, filho de pai brasileiro e mãe irlandesa. Seu pai, Parris, o deixou quando tinha apenas três semanas de idade, deixando [também] sua mãe para criar um bebê negro na Irlanda católica nos anos cinquenta. [Depois de algum tempo] Ela mudou-se para Manchester, deixando Phil com sua avó.

[Mais tarde] Para libertar-se do controle de sua avó, ele começou a escrever canções e a tocar em bandas em Dublin. Sua primeira banda foi o Black Eagles, de onde saiu para se juntar ao Kama Sutra, e, em seguida, ao Skid Row.

Ele formou Thin Lizzy com os amigos Brian Downey e Eric Bell em 1969, que rapidamente tornou-se reconhecida como uma das principais bandas irlandesas. Eles foram vistos pela Decca Records durante um show, e [esta] ofereceu-lhes um contrato de gravação.

Eles foram para Londres e gravaram seu primeiro álbum [intitulado] Thin Lizzy, lançado em abril de 1971. Em 1973, eles tiveram um sucesso com Whisky in the Jar, que chegou a número 6 nas paradas [daquele país]. Outros sucessos se seguiram, apesar de um dos membros fundadores deixar a banda. [em sua substituição entra Brian Robertson].

Thin Lizzy assina [contrato] com a Vertigo em 1974, e lançou “Nightlife”. O álbum era bom, mas o estilo [naquele álbum] foi taxado de mistura, um problema que foi atribuído ao produtor. Em 1975, “Fighting” foi lançado.

Receoso de lançar outro álbum estereotipado, “Fighting” foi produzido pelo próprio Lynott. Finalmente, em 1976, “Jailbreak” foi lançado, e [com ele] a banda constrói sua marca. Foi o seu primeiro disco a chegar ao top vinte nos Estados Unidos. “Jailbreak” foi considerando um álbum fora do normal, misturando rock pesado com uma veia lírico-romântica.”Johnny The Fox” foi lançado em 1977, e ele foi bom, mas tiveram problemas nas turnês em virtude de Lynott haver contraído hepatite e Robertson ter ferido a mão em uma briga. Eventualmente, Robertson saiu, deixando-os como um trio até “Bad Reputation” (1977), produzido por Tony Visconti. Mas Robertson retornou para as gravações de “Live and Dangerous”, o seu primeiro trabalho ao vivo, que continua a ser considerado um dos maiores álbuns de rock ao vivo da história.

Depois de “Live and Dangerous”, Robertson deixa a banda novamente para formar os Wild Horses, e foi substituído por Gary Moore, que chegou a tempo para a gravação de “Black Rose” (1979).

Na época, Thin Lizzy estava no seu ápice de popularidade. “Black Rose” liderou as paradas do Reino Unido, e produziu quatro singles de sucesso. Surpreendentemente, Gary Moore deixa a banda, sendo substituído por Midge Ure, que já havia tocado com a Ultravox. Ure foi então substituído por Snowy White, que teve uma breve passagem pelo Pink Floyd. “Chinatown” (1980) e “Renegade” (1981) foram ambos lançados com a adição de um tecladista, Darren Wharton.

A carreira solo começou a ficar séria para Lynott no período de 1980 e 1982. Ele lançou dois álbuns, “Solo in Soho” (1980) e “A Philip Lynott Album” (1982), mas seu coração estava com Thin Lizzy. Em 1983, “Thunder and Lightning” foi lançado e incluiu a adição de John Sykes, com o ex-Tygers of Pan Tang, substituindo Snowy White. Foi um álbum excelente, no qual Lynott capturou a essência do Thin Lizzy em seu melhor estilo.

Infelizmente, aquele também foi um ano de terminações. Thin Lizzy se desfez, e “Life” (1983), um álbum duplo ao vivo foi deixado na esteira.

Rumores abundavam de que Lynott não queria acabar com a banda, mas eles nunca tocaram juntos novamente. Os antigos membros do Thin Lizzy seguiram caminhos separados, com Lynott e Downey começando Grand Slam, com Doish Nagle e Lawrence Archer, mas a banda não conseguiu assinar um contrato de gravação e, assim, eventualmente, se separou.

Philip Lynott e Gary Moore se reuniram mais uma vez em 1985, com a gravação de “Out in the Fields”, uma composição de Moore. Era uma canção diferente, com Lynott emprestando vocais em várias outras faixas de Moore.

Philip Lynott perdeu sua batalha com as drogas e morreu de insuficiência cardíaca e pneumonia em 4 de janeiro de 1986. Lynott tinha sido internado em unidade de terapia intensiva de Salisbury na noite de Natal depois de ser transferido de uma clínica para bêbados e dependentes químicos.

Traduzido de: 100GreatBlackBritons

Anúncios

1 thought on “Thin Lizzy: como Phil Lynott entrou pra história do rock!”

Ajude-nos a melhorar. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s