Comportamento, Política, Reflexão

Zeitgeist

O filme que segue é uma boa ilustração de como o capital industrial determina as diretrizes políticas para o sistema econômico-financeiro e, por tabela, para as nossas vidas.
Assumindo o controle das relações entre poder público e privado, o capital chama para si a prerrogativa de fixar tendências comportamentais de acordo os direcionamentos do mercado.
Considerando-se que os modelos de comportamento prevalentes numa sociedade, refletem padrões de consumo, o capital desenvolve formas (indicadores) de captar o nível de submissão do povo às regras do mercado.
Se a indústria excede a produção de dado produto, ela nos diz, de diversos modos, que devemos consumi-lo; se, de outra forma, uma tendência comportamental se apresenta rentável, ela se apropria de tal tendência e passa a produzir produtos para este seguimento.
Ele trabalha permanentemente no desenvolvimento e implantação de ideologias que viabilizem a formação ou abertura de mercados. Dilata conceitos morais e éticos com vistas a flexibilização e/ou quebra dos padrões de comportamento, então, descartados.
Dessa forma, tanto quanto na produção de bens de consumo, o capital atua na formação de consumidores.

Anúncios

1 thought on “Zeitgeist”

Ajude-nos a melhorar. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s