Política

Bastidores da política: o jogo do poder!

A política, em sua essência, é um meio para a equalização dos direitos/deveres, e de distribuição de justiça para os membros de uma comunidade. Entretanto, na forma como é praticada neste país, torna-se um mero instrumento de consecução de poder, desvirtuando-a do seu significado original.

Uma vez que, n552marioneteo Brasil, não é mais possível distinguir o movimento de direita do movimento de esquerda, as más práticas em busca do poder mostram que há um jogo sinistro nos bastidores da política. São práticas legitimadas por mecanismos criados pelos próprios jogadores como forma de autoproteção. Dessa forma, jogando com a legalidade, o jogo sujo tende a se perpetuar!

Não apenas durante o processo eleitoral, mas também durante o mandato dos eleitos, os instrumentos de mídia, que deveriam informar sobre a imagem (formação, méritos, deméritos, etc.) do candidato, ajudam a montar uma imagem idealizada, realçando os méritos ou os deméritos de um, ou de outro – porém – conforme a sua conveniência.

Um outro aspecto do jogo político no Brasil, é a existência de lobby, que nada mais é, do que a pressão explícita e/ou velada de um grupo organizado (empresas, especuladores, etc.), visando interferir diretamente nas decisões do poder público em favor de objetivos próprios.

Muitas vezes essa pressão é feita por grupos que contribuíram (doaram) recursos para a campanhas vencedoras. Nesse caso, trata-se de “investir na campanha” do eleito visando a obtenção dos mais diversos tipos de retorno (aprovação de Leis que favoreçam práticas antiéticas, Licenças Ambientais, abrandamento de sentenças judiciais, etc.).

Anúncios

6 thoughts on “Bastidores da política: o jogo do poder!”

  1. Sim, amigo. Sua perspectiva é absolutamente razoável. E sempre é bom procurar olhar as coisas de um jeito diferente. Agradecido pela sua contribuição.

    Curtir

  2. O Brasil é um país muito jovem. E está passando de maneira “The Flash” por evoluções que as sociedades ditas como “desenvolvidas” levaram séculos para atravessar.
    O momento é crítico e revoltante. Mas acredito que está havendo uma lenta e progressiva melhora das instituições e valores da sociedade. A passos de formiga e sem vontade… mas tá indo.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Virou pandemia a situação da política no Brasil. Todos os que entram, só pensam em levar vantagem!

    Curtir

Ajude-nos a melhorar. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s