Comportamento

Em tudo o que faço, Eu procuro ser muito Rock and Roll!

1236200_211190442382072_1932814214_nAos poucos, vai-se desenvolvendo no Brasil, uma literatura com conteúdo voltado para o universo do rock. No livro que dá título ao post, busca-se uma compreensão do universo roqueiro, bem como a desmistificação dos diversos fenômenos apresentados pela grande mídia como não construtivos e/ou alienados.

“Ao analisar os roqueiros de Fortaleza, a pesquisa (estudo) identifica a organização de uma complexa rede social, a rede roqueira, articulada em meio a diversos atores sociais distintos: artistas e público; além de promotores de festas; empresários; donos de estúdios musicais; funcionários e técnicos; lojistas; distribuidores; proprietários de bares, boates e restaurantes; e grupos associativos vários, como movimentos culturais institucionalizados e ONGs. ”

“A rede roqueira não pode ser entendida como um coletivo homogêneo. Ao contrário, o universo do rock é extremamente variado, subdividido em coletivos menores que a pesquisa chama de agrupamentos: maneiras diferenciadas de vivenciar na pratica o estilo de vida roqueiro. Na pesquisa em Fortaleza foram encontrados agrupamentos bastante ativos como metaleiros, alternativos, skinheads, emos e bluseiros.”

“A pesquisa procura entender como se dá a movimentação dessa rede roqueira, as características internas dos agrupamentos, os usos do espaço público e os conflitos que surgem no seio deste estilo de vida. Afinal, num universo repleto de tantas significações, ganham destaque as disputas simbólicas por legitimidade, daí a necessidade de analisar as senhas de entrada e os modos de exclusão encontrados pelos agrupamentos para permitir ou proibir a vinculação com a identificação que carregam”.

Mais informações aqui: http://www.repositorio.ufc.br/ri/handle/riufc/1295

Anúncios

3 thoughts on “Em tudo o que faço, Eu procuro ser muito Rock and Roll!”

  1. Se vc mora em Fortaleza, pode adquirir o livro No LEPEC, laboratório de política e cultura da Universidade Federal do Ceará, de 08 às 17h, unidade de Ciências Sociais. O valor é R$ 30,00.

    Curtir

  2. Olá! Agradeço sua participação. Seu comentário enriquece o conteúdo do blog.
    Quanto a aquisição do livro, vou colher esta informação pra vc!
    À propósito, qual é mesmo seu nome?
    Abraço!

    Curtir

  3. Gostaria de parabenizar o autor da obra sobre o rock pesado e seus mistérios, muitas vezes inexplicáveis, que fascinam milhões de pessoas ao redor do planeta! Muito criticado, mas pouco compreendido! Espero que venham mais obras como está para enriquecer a literatura,pois rock é cultura sociedade de massas! Quero muito adquirir este exemplar, como faço? Alguma informação? Sucesso e vida longa ao rock ´n´roll yeah!!!

    Curtir

Ajude-nos a melhorar. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s