Reflexão

Cidades em construção

Existe uma cidade invisível dentro de cada cidade real.

Uma cidade, a real é aquela feita de concreto, de obras inacabadas, de riqueza (de um lado), de miséria (de outro), e de outros tantos entretantos.

Já a cidade invisível, é concebida pela sua essência, pelo “algo de belo” que guarda em si mesma. Algo que, apesar das mudanças provocadas pelo tempo, será sempre este, o motivo pela qual alguém dela lembrará.

Talvez esse “algo” do qual me refiro seja um romantismo que se quer fortaleza-rica-e-pobremudo aos olhares desatentos, que se preserva resistente ao mal humor, ao desamor, e a outros absurdos.

Algo que, por natureza, recusa-se em compactuar com o descaso, com a imoralidade e, com a morosidade dos poderes instituídos, que permitem desigualdades segregando a sua gente de forma brutal.

São atributos abstratos de uma cidade que existe apenas como possibilidade, ou, de uma cidade ideal dentro da cidade real, cuja realização depende da capacidade de evolução de seu povo. Uma cidade que se constrói, construindo sua própria gente.

Uma utopia que gosto de imaginar que é possível!

Anúncios

5 thoughts on “Cidades em construção”

  1. Eu gosto de falar sobre as cidades porque elas são os refúgios urbanos aos quais dedicamos nossas vidas. Nelas trabalhamos, constituímos família, nos divertimos, etc… Então, da mesma forma que as pessoas vivem em função da cidade, a cidade deveria encontrar nas pessoas a sua finalidade. Mas isto não acontece, e a cidade vai virando saudade nas lembranças dos poetas!

    Curtir

  2. Infelizmente o sentimento de pertencimento à cidade é algo que vem se perdendo. Eu mesmo em muitas ocasiões não me sinto como parte da cidade em que moro, pelo simples fato de que meu acesso a ela é limitado. Estamos longe de termos a consciência de cidadão e de sociedade que se enxerga como um todo e não apenas como monte de uns…

    Curtido por 1 pessoa

  3. Sim, amigo, as pessoas e as cidades se constroem mutuamente numa relação dialética. Se cada um fizesse sua partes, as cidades reais seriam tão melhores quanto as ideais!
    Obrigado por comentar!

    Curtir

Ajude-nos a melhorar. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s